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30 de junho de 2012

Fim de linha para o motor rotativo Wankel.


 Na última sexta feira, deixou a linha de produção da Mazda em Hiroshima o último exemplar do esportivo RX 8, único modelo da atualidade produzido em larga escala a utilizar o motor rotativo do tipo Wankel.

 Esse motor é de combustão interna e no lugar dos tradicionais pistões possui rotores em forma de triangulo, não possui  bielas nem virabrequim. Suas vantagens em relação aos motores ciclo Otto são o baixo nível de vibrações e ruído graças ao menor número de peças móveis e conseguir altas potencias com baixas cilindradas mas em contrapartida apresenta baixa durabilidade, consumo e emissões de poluentes elevados, motivo este que levou a Mazda a cessar sua produção.

NSU Ro 80
 Foi projetado por Félix Wankel  na década de 20 e o primeiro automóvel produzido em série a utilizá-lo foi o NSU (hoje Audi) Spider lançado em 1957. Em 1967 a NSU o utilizou em seu modelo de maior sucesso, o sedan  Ro 80.

MAZDA 787B
 Nos anos 70 diversas marcas, entre elas Mercedes Benz e Chevrolet, lançaram seus modelos com motor Wankel mas quem difundiu sua utilização foi a japonesa Mazda que em 1967 lançou o Cosmo, primeiro modelo da marca equipado com o motor rotativo que com apenas 491 cm³ de cilindrada gerava 110 cv e a partir daí seus esportivos eram sempre equipados com essa motorização.

MAZDA RX-8
 Seu modelo de maior sucesso com essa motorização foi o esportivo RX-7, produzido de 1978 a 2002, quando deu lugar ao RX-8. Em 1991, o fabricante venceu as 24 horas de Le Mans com o protótipo 787B equipado com motor Wankel de quatro rotores, 2600 cm³ de cilindrada e 700 cv.

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