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24 de junho de 2012


 Nissan + Prefeitura de São Paulo = Taxi elétrico

 
 Quando o assunto é veículo elétrico ou híbrido, o Brasil está à anos luz de distância em relação à Europa, EUA e Japão. Enquanto aqui mal se ouve falar no assunto, nesses países os veículos elétricos ou híbridos já são populares graças principalmente aos incentivos governamentais.
 Aqui no Brasil, os maiores impecilhos para a popularização desse tipo de veículo  são a falta de incentivos por parte do governo, a falta de infra estrutura para manutenção e reabastecimento dos veículos e até mesmo o desinteresse por parte da maioria das montadoras em investir nesse segmento.
 Mas, graças à iniciativa de algumas empresas este panorama está começando a mudar. A Ford e a Mercedes Benz deram o pontapé inicial e comercializam desde 2010,respectivamente o Fusion Hybrid e o S400 Hybrid. A Fiat, em parceria com a Usina Hidrelétrica de Itaipu, trabalha desde 2006 no projeto da Palio Weekend elétrica e já tem algumas unidades produzidas que rodam dentro das empresas coligadas à usina para aprimoramento do projeto, mas ainda são inviáveis comercialmente devido ao alto custo de produção. A Toyota promete a partir do fim do ano comercializar o Prius, o híbrido mais vendido no mundo.


 Agora quem dá um importante passo nesse sentido é a Nissan – que fabrica o Leaf, primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala no mundo – que através de uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, a AES Eletropaulo e a Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do município de São Paulo) anunciou no último dia 5 (não por coincidência, o dia mundial do meio ambiente) um programa piloto de implantação de uma frota de táxis elétricos na cidade de São Paulo e conta inicialmente com duas unidades, que devem subir para dez unidades até outubro de 2012, que circulam pela cidade desde o dia 11 de junho.
 Nesse projeto, a Nissan entra com o fornecimento dos veículos para as empresas de táxi participantes em regime de comodato, as empresas de táxi arcam com os custos de manutenção, recarga e motoristas, a Eletropaulo se responsabiliza em instalar os pontos de recarga, que inicialmente serão dois (um em cada empresa de táxi) e posteriormente chegarão a quinze no total entre pontos de recarga lenta e rápida espalhados em locais estratégicos da cidade e a Prefeitura entra com a promessa de avaliar a possibilidade de reduzir a carga tributária para esse tipo de veículo. 



Como é o Leaf
 O Leaf é um hatch de porte médio que possui um motor com potencia máxima de 80 kw (equivalente a 107 cv aproximadamente) e torque máximo de 28,5 kgfm. Seu desempenho é semelhante a um carro compacto com motor 1.4 e sua autonomia aproximada é de 160 km e a recarga (feita em pontos de recarga padrão de 110v ou 220v) necessita de uma média de oito horas para ser completada.
 Ao volante, as diferenças em relação ao carro movido à combustão são o silencio,  a suavidade ao rodar e o torque máximo que está disponível de imediato.
 O custo por Km rodado quando comparado à um carro movido à gasolina é seu principal argumento pois enquanto gasta uma média de R$ 8,00 em energia para rodar 160 Km, um carro à gasolina (a R$ 2,79 o litro) que faz uma média de 10 Km/l na cidade gastaria R$ 44,64. Outro ponto positivo do carro elétrico é ser amigo do meio ambiente, pois não emite poluentes.


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