Nissan + Prefeitura de São Paulo = Taxi elétrico
Quando o assunto é veículo
elétrico ou híbrido, o Brasil está à anos luz de distância em relação à Europa,
EUA e Japão. Enquanto aqui mal se ouve falar
no assunto, nesses países os veículos elétricos ou híbridos já são populares
graças principalmente aos incentivos governamentais.
Mas, graças à iniciativa de
algumas empresas este panorama está começando a mudar. A Ford e a Mercedes Benz
deram o pontapé inicial e comercializam desde 2010,respectivamente o Fusion
Hybrid e o S400 Hybrid. A Fiat, em parceria com a Usina Hidrelétrica de Itaipu,
trabalha desde 2006 no projeto da Palio Weekend elétrica e já tem algumas
unidades produzidas que rodam dentro das empresas coligadas à usina para
aprimoramento do projeto, mas ainda são inviáveis comercialmente devido ao alto
custo de produção. A Toyota promete a partir do fim do ano comercializar o Prius, o híbrido mais vendido no mundo.
Agora quem dá um importante passo
nesse sentido é a Nissan – que fabrica o Leaf, primeiro veículo 100% elétrico
produzido em larga escala no mundo – que através de uma parceria com a
Prefeitura de São Paulo, a AES Eletropaulo e a Adetax (Associação das Empresas
de Táxi de Frota do município de São Paulo) anunciou no último dia 5 (não por
coincidência, o dia mundial do meio ambiente) um programa piloto de implantação
de uma frota de táxis elétricos na cidade de São Paulo e conta inicialmente com
duas unidades, que devem subir para dez unidades até outubro de 2012, que
circulam pela cidade desde o dia 11 de junho.
Nesse projeto, a Nissan entra com
o fornecimento dos veículos para as empresas de táxi participantes em regime de
comodato, as empresas de táxi arcam com os custos de manutenção, recarga e
motoristas, a Eletropaulo se responsabiliza em instalar os pontos de recarga,
que inicialmente serão dois (um em cada empresa de táxi) e posteriormente
chegarão a quinze no total entre pontos de recarga lenta e rápida espalhados em
locais estratégicos da cidade e a Prefeitura entra com a promessa de avaliar a
possibilidade de reduzir a carga tributária para esse tipo de veículo.
Como é o Leaf
O Leaf é um hatch de porte médio
que possui um motor com potencia máxima de 80 kw (equivalente a 107 cv
aproximadamente) e torque máximo de 28,5 kgfm. Seu desempenho é semelhante a um carro compacto com motor 1.4 e sua autonomia aproximada é de
160 km e a recarga (feita em pontos de recarga padrão de 110v ou 220v) necessita
de uma média de oito horas para ser completada.
Ao volante, as diferenças em
relação ao carro movido à combustão são o silencio, a
suavidade ao rodar e o torque máximo que está disponível de imediato.
O custo por Km rodado quando comparado à um
carro movido à gasolina é seu principal argumento pois enquanto gasta uma média
de R$ 8,00 em energia para rodar 160 Km, um carro à gasolina (a R$ 2,79 o
litro) que faz uma média de 10 Km/l na cidade gastaria R$ 44,64. Outro ponto
positivo do carro elétrico é ser amigo do meio ambiente, pois não emite
poluentes.
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